01. O
que é ? Uma forma de telefonar que, aproveitando um acesso de banda larga ADSL,
Cabo
ou Satélite, permite fazer chamadas dentro da Internet a custo zero, e terminando a
chamada na rede pública telefónica (nacional ou internacional) com um custo
(tarifário
NetCall, tarifário
Redvo, tarifário SipTel acessível depois de registo) muito mais baixo do que o normalmente praticado por qualquer Operador de Rede
Fixa. Veja também esta esclarecedora apresentação
da SipTel.
02. Que nível de redução de custos posso obter ? É variável, para casos de 1 ou 2 telefones, a economia calcula-se
directamente a partir do tarifário (tarifário
NetCall, tarifário
Redvo).
De momento as chamadas para a Europa (a terminarem na rede fixa),
incluindo Portugal e mais alguns destinos, num total de mais
de 40 destinos, têm um custo de 1,7 cêntimos/minuto,
compare com o seu tarifário actual e tem aí o valor da sua economia. Tenha
sempre em atenção que se os destinos das suas chamadas forem SIP o
custo é zero (o que não lhe é oferecido por nenhum outro Operador
de rede fixa!), obtém assim a máxima redução de custos.
Para empresas com mais que um edifício, que normalmente já têm
banda larga, os custos das chamadas entre os edifícios passam a zero e
com a economia adicional que se obtém ao trocar circuitos dedicados (HDLC,
SDLC, Frame-Relay, X.25, etc..) por acessos ADSL
(normalmente com velocidades muito maiores e com custos
muito mais baixos) para uma solução integrada de voz-e-dados, nos
nossos Clientes têm-se obtido aumentos de velocidade nos dados superiores
a 3.000% (três mil) e reduções superiores a80%
(oitenta) no total dos custos (chamadas + custos dos circuitos). O
investimento tem sido recuperado normalmente entre 3 a 6 meses somente
com a redução de custos, passado este tempo além de o
investimento ter sido recuperado na totalidade, os custos de operação
também baixaram, a redução de custos em telecomunicações é
efectiva e substancial e o serviço telefónico e de dados melhorou !
Veja um exemplo concreto para 6 extensões e 4 chamadas em
simultâneo, caso típico em pequenos escritórios, também com a
possibilidade de crescimento até 12 extensões e 5 chamadas em
simultâneo, ou por mais 200€ crescer até 18 extensões e 6
chamadas em simultâneo, no artigo VoIP
– Introdução e cenários de custos que foi publicado na Newsletter
da AERLIS de Outubro. Veja também este
caso de um escritório com 12 pessoas, com economias anuais de
$15.000. Tem mais testemunhos no site da IBM.
Na nossa página de GSM em #09, tem como
reduzir também os seus custos nas chamadas para telemóveis, por
exemplo com um tarifário de 0,08€/minuto para qualquer rede, ou optar
por VoIP que não necessita de Interfaces GSM.
Maissobre os benefícios e o porquê do VoIP SIP. Veja em #08
informação sobre chamadas para a rede fixa sem custos, e tem
uma comparação entre as centrais telefónicas clássicas e IP na
página de Rede Fixa em #07. Para ver que
motivos levam as empresas a adoptar o VoIP veja este estudo.
Envie-nos
os seus custos actuais (cópia digitalizada de todas as facturas de
telecomunicações - sem facturação detalhada por agora) e
informação sobre as suas centrais telefónicas e telefones actuais, para nós fazermos um diagnóstico, simulação, determinarmos
em quantos meses paga o investimento em VoIP e qual a redução de
custos que vai obter.
Não pode pensar o VoIP só como uma redução de custos, assim é
muito limitador, pois permite melhorar muito onível de
serviço da sua Empresa aos seus Clientes, e isto é só uma pequena
parte do serviçoTEM
que realizamos para os nossos Clientes.
03. Qual é o investimento mínimo ? Se já tem Internet de banda larga e um PC, a forma mais simples e
económica é usar o Web Dial da SIPTel ou instalar um
telefone de software, abrir uma conta gratuita num Operador VoIP e fazer
um telefonema VoIP SIP para a LusoSis ou um dos nossos Parceiros. Para ambos os casos veja detalhes
a seguir em #4. Se necessitar de ajuda
entre em contacto (telemóvel, MSN
Messenger ou depois VoIP) com o seu Gestor de Cliente LusoSis ou
contacte-nos por e-mail
ou telefone.
Veja também
o exemplo concreto para entre 4 e 6 chamadas simultâneas VoIP em #2,
as lojas VoIP online em #13 e para aquisição de
conhecimentos VoIP a formação em #14.
04. São estes os passos a dar: Y - Sem software, e de forma simples, experimente o Web
Dial da SIPTel (deixe instalar a applet
Java, usa o protocolo IAX), só necessita de uns
auscultadores/colunas e
micro,
ou para melhor qualidade sonora um telefone USB como o UP-100.
Depois registe-se (em "Referenciado (user id):" coloque 39,
mas pode usar/testar sem estar registado/a), obtém uma
conta SIPTel e entre SIPTels o custo é zero, assim como (temporariamente)
para a rede fixa. Para conferência áudio marque 7777 ou 7778 ou
7779 para entrar numa das 3 salas públicas à sua disposição, grave o seu nome
e entre na sala de conferência, se for o/a único/a na sala ouve uma
música suave (apoio por áudio em inglês). Depois do seu registo, peça para o Suporte
a activação do seu voice-mail, que depois recebe por e-mail.
A - Com software, faça download
do telefone de software (softphone SJPhone)
escolha a versão Windows, ou outra
conforme o seu Sistema Operativo;
B
-Crie uma conta
de teste gratuita, no campo "Parceiro/Agente" coloque
"LusoSis";
C
- Configure o softphone conforme indicado neste
pdf da NetCall;
D
- Instale o SJPhone e tente telefonar para os seguintes números da
LusoSis: sip:555258573@ps.netcall.pt:5060
sip:555300101@ps.netcall.pt:5060; ou para o número de teste sip:55555555@ps.netcall.pt:5060
(atendimento por IVR)
W - Para testar o VoIP SIP da Redvo,
envie os dados da sua Empresa para a LusoSis e veja os detalhes da
configuração aqui.
Se tiver algum problema, entre em contacto connosco pore-mail
ou telefone (depois por VoIP SIP), teremos
todo o gosto em ajudar. 05. E o que faço aos telefones analógicos antigos que tenho ? É também possível fazer
chamadas VoIP a partir de um telefone analógico, para tal liga-se o
mesmo directamente a uma das duas portas FXS do router
ADSL
ou através de um adaptador ATA
(também para 2
telefones) ligado à
rede estruturada de voz e dados. Pode também ter uma solução simples
integrada e muito económica com a FRITZ!Box e, usar até
3 dispositivos analógicos, por exemplo dois telefones e um fax,
e ainda ligar um acesso RDIS da sua central telefónica TDM tradicional para fazer
chamadas VoIP a partir das suas extensões. Caso o VoIP tenha alguma interrupção de serviço, as chamadas saem automaticamente por uma
linha analógica ou RDIS da sua FRITZ!Box (3D),
2700VGi ou 2800VGi
estes para RDIS, aplicando-se neste caso o tarifário
do seu Operador de Rede Fixa. Mais informações.
Pode também interligar a sua central telefónica clássica com
linhas analógicas, ao router
de banda larga (ou router
ADSL) nas portas FXS, mas como se tratar de ligar uma linha
analógica da central e não um telefone analógico, recorre-se a um conversor
FXS/FXO (outro).
06. Que telefones IP SIP devo usar ? Pode optar por aqueles que melhor se adaptarem ao uso que lhes
pretende dar, sugerimos os Planet pela sua qualidade, robustez e preço
acessível, se quiser até os podemos instalar para teste, assim
como outros equipamentos VoIP, mediante caução. Modelos disponíveis:
AT-320
(com firmwareopen source),
VIP-153,
VIP-320,
VIP-152T,
VIP-150T
e VIP-190
(Wi-Fi).
Para ligação ao PC via USB tem o UP-100
e UP-120
que são usados com o softphone da sua escolha ou com
o Web Dial.
Já estão disponíveis em Portugal telemóveis com VoIP SIP,
veja na nossa página de GSM/UMTS em #4. Isto
permite a utilização de um só telefone no trabalho (VoIP), em casa
(VoIP) e em mobilidade VoIP se tiver rede sem fios (um hotspot por
exemplo) ou o normal GSM.
07. Já tenho o softphone a funcionar, é só isto ?
Se essa solução é suficiente para as necessidades do seu negócio,
sim não precisa de mais nada, caso tenha outros requisitos, os
equipamentos IP
PBXCisco,
Epygi,
Mitel,
Philips
e Planet,
permitem funcionalidades avançadas de telefonia IP e integram-se com os
seus sistemas telefónicos actuais. Temos também outras Centrais
Telefónicas IP Epygi,
Linksys,
MKC,
Philips,
Planet
e voiCisBox
SOHO para um número pequeno de utilizadores (entre 1 e
50), mas mantendo as funcionalidades avançadas de atendimento automático (IVR),
voice-mail integrado com FAX com envio por e-mail,
extensões
telefónicas IP em edifícios remotos sem central telefónica,
interligação por ADSL de centrais IP em
diferentes edifícios, comunicação por alta-voz com todos os telefones
IP (paging), Call Center (ACD, atendimento em grupo),
tele-conferência,
etc...
No caso da IPX
2000 (imagem,
manual), começa por suportar até 50 chamadas SIP em simultâneo e
podem-se colocar 4 em cluster, por forma a suportarem até 800
Utilizadores registados e 200 chamadas em simultâneo, com custos
modestos (cenário
de interligação de 2 edifícios). Em breve serão comercializadas as
novas IP PBX da série IPX-1800,
direccionadas ao mercado das Micro-Empresas e PMEs para até 10 chamadas
em simultâneo. Para necessidades entre 4 e 16 telefones IP SIP, a
SPA9000
também constitui uma solução económica, em breve o HorstBox
Professional e de base Asterisk
a voiCisBox
SOHO.
Para a interligação com
centrais telefónicastradicionais (legacy) TDM,
linhas de rede analógicas ou RDIS,
recorremos a diferentes Gateways conforme a solução pretendida,
como os VoXip,
VIP-050,
VIP-450,
VIP-2400
ou Vigor
3300. Para reduzir os custos das chamadas para a rede móvel (as
mais caras), veja na nossa página de GSM em #9
como o pode fazer usando Interfaces GSM.
Para uma solução também SIP com vídeo, veja como exemplo o innen.
08. Posso também fazer chamadas para a rede fixa sem custos ?
Sim
! Há Operadores VoIP SIP na Internet que disponibilizam serviços
gratuitos nas suas fases de teste, e que permitem ligar para a rede
fixa de alguns países sem custos (entre 4 e 40) desde que tenha
banda larga. Só tem que suportar o custo do seu acesso de banda larga,
que possivelmente só usa para aceder à Internet mas que também pode
usar para chamadas telefónicas. Indicamos alguns Operadores SIP que
pode testar e usar, estes Operadores têm um tarifário para os destinos
não gratuitos e na fase de testes permitem chamadas gratuitas durante
1 minuto, ou de tempo ilimitado se fizer um pagamento único entre 1€
e 10€. Estas condições podem ser alteradas a qualquer
momento, informe-se no site do respectivo Operador. Alguns
Operadores: FreeCall,
NetAppel,
InternetCalls,
SIPDiscount,
VoipBuster, VoipDiscount
(Brasil) e VoipStunt.
Tem exemplos de configuração dos routers DrayTek para alguns
Operadores VoIP na nossa página de ADSL em #08
e alguns esclarecimentos adicionais sobre VoIP aqui.
Temporariamente também pode usar e testar sem custos nas
chamadas para a rede fixa, e a partir do seu browser (sem
instalação de software, mas instalando uma applet
Java) este novo
Operador português de VoIP a SIPTel. Veja
detalhes em #04. Para
ter melhor qualidade sonora, sugerimos o telefone USB económico UP-100
ou veja outros telefones IP SIP em #06, sem esquecer
um router com QoS
para dar prioridade à voz sobre os dados.
Normalmente os Telefone IP SIP e as Centrais Telefónicas IP SIP, podem
ser configurados de forma a utilizarem vários Operadores SIP, o que
facilita os seus testes e a escolha do Operador.
Sobre o VoIP que começa a/vai ser oferecido pelos Operadores
tradicionais veja aqui.
Para uma comparação entre centrais telefónicas clássicas e
centrais IP veja na nossa página de Rede Fixa em #07.
VoipCheap com
chamadas para telemóveis de todas as redes portuguesas com um custo
inferior a 7 cêntimos/min (já com IVA) !
Nota:Qualquer serviço normalmente tem uma qualidade
directamente proporcional ao seu custo. Se os seus Clientes só lhe
merecem que use VoIP de custo zero para comunicar com eles, então não
deve esperar grande receptividade dos mesmos aos seus telefonemas. Custo
zero, qualidade...
09. Qual é a diferença entre o SIP, o Skype e o
H.323 ?
A
diferença está no protocolo usado, o SIP é standard o Skype
(site) não, e o Skype também é fechado no sentido de não
permitir a interoperabilidade com outros serviços VoIP, enquanto o SIP
é aberto (desde que o seu Operador o permita, se não o permitir
considere mudar) e possibilita fazer chamadas a custo zero para números
SIP de outros Operadores e pode também fazer chamadas para a rede
pública (com custos - salvo o indicado anteriormente em #08), e também tem aceso a números virtuais o que lhe
permite receber chamadas feitas através da rede fixa, sem custos
acrescido para quem lhe telefonar (da rede pública), ainda com a
vantagem de receber as chamadas onde estiver ligado à Internet, assim
pode estar num País (ou local) qualquer e receber uma chamada que foi
feita por exemplo para um número da rede fixa portuguesa 21..., 22...,
etc..., o que permite ter um escritório virtual e baixar também os
custos dos seus Clientes que ainda não têm VoIP SIP (para informação
detalhada sobre sobre o protocolo do Skype veja este pdf).
Para verificar a importância do SIP nos Operadores
tradicionais, veja o que a Vodafone está fazer, a partir da
nossa página de GSM/UMTS em #11.
10. Tenho que mudar a ligação ADSL da minha Empresa ? Normalmente os acessos ADSL com velocidades de 512 Kbps têm uma
taxa de contenção de 1/50, o que quer dizer que a sua velocidade vai baixar
50 vezes quando a rede do seu Operador de Telecomunicações estiver
congestionada, pelo que recomendamos uma velocidade mínima de 768 Kbps
que tem uma taxa de contenção de 1/20 ou 2 Mbps (características do ADSL
Vodafone), logo permitindo uma largura de banda mínima para voz e
aceitável para os dados (a LusoSis nunca recomenda 512 Kbps para
empresas!).
É vital que o seu router ADSL tenha
QoS,
por forma a dar prioridade à voz sobre os dados, para ter uma
comunicação de voz com qualidade e sem interrupções. Os routers dos
nossos Clientes não necessitam de ser trocados, pois basta serem
actualizados ao nível do software (firmware).
Pode também optar pelo ADSL com QoS (!) da Redvo, mais informações na nossa
página de ADSL em #1.
Caso pretenda ter um número VoIP para receber chamadas, número
nómada VoIP começado por 30, 70x ou 80x, qualquer dos nossos
Parceiros Operadores VoIP lhe pode fornecer este número nómada VoIP,
no entanto é um número que para quem telefona para ele (destino 30)
tem uma chamada com custo superior aos destinos que são números
geográficos 21, 22, etc...
Se quer só ter um número geográfico VoIP 21, 22, etc... para
fazer e receber chamadas, tem de optar por um Operador VoIP licenciado
para o efeito pela Anacom,
as nossas soluções são implementadas com números geográficos VoIP
da Redvo.
Estes números geográficos só estão disponíveis através do ADSL da
Redvo (e em breve WiMax), trata-se de uma restrição legal imposta pela
Anacom e Protecção Civil,
pelo que só necessita de uma linha analógica, portar um
número geográfico para a Redvo e escolher quantas chamadas em
simultâneo quer (sem pagar mais por isso), o que vai definir o upload
do seu ADSL Redvo que pode ir até 2 Mbps (43 chamadas em
simultâneo e ainda alguma largura de banda para dados).
Isto leva a uma economia substancial de custos só em aluguer
de linhas analógicas e/ou RDIS, mais significativa ainda no caso de
primários RDIS (30 canais de voz TDM). Veja o exemplo concreto
referido em #2 para entre 4 e 6 chamadas em
simultâneo.
Se necessitar de maior velocidade ou mais do que um acesso ADSL, veja a
solução com um Concentrador na nossa página de ADSL.
Em opção pode usar VoIP com a Placa
3G (agora com HSDPA, atenção aos limites
nos contratos) ou com acesso à Internet por Satélite.
Testeaqui
a sua qualidade VoIP. Do lado direito escolha "Conserve Bandwidth" e depois acima o destino, deixe instalar a
"applet", para ver os detalhes, depois do teste clique em
"See Detailed Results". Mais testes ADSL e VoIP em #14.
11. Podemos ir mais longe ?
Certamente, e pode contar com a LusoSis. Caso queira integrar a sua solução
de VoIP com o Microsoft Live
Communications Server, passa a ter um só endereço, do seu domínio
na Internet, por cada Utilizador, para e-mail, VoIP, conferência, vídeo,
etc..., de forma simples e integrada o que permite melhorar
substancialmente a comunicação com os seus Clientes, Colaboradores e
Fornecedores. Usando a mesma tecnologia e rede para dados e voz, também
vai reduzir os custos das mensalidades dos serviços de
telecomunicações, manutenção e formação. Em opção, com
uma solução desenvolvida internamente, a LusoSis disponibiliza uma virtualização
do domínio e numeração, o que torna independente o Cliente do(s)
Operador(es) VoIP. Para Empresas que queiram dispor de um ERP e CRM
integrado com a sua solução de VoIP, a LusoSis implementa em
Parceria com a Arquiconsult
o
Microsoft Dynamics
NAV (Navision) e Microsoft Dynamics
CRM.
Também
pode registar-se
e fazer download das apresentações da Cisco Expo 2005. É
significativo o slide n.º 43 da apresentação de Nick Earle (Vice
President - European Markets), intitulado "Looking Ahead to
2010" em que refere que é previsto nessa altura 80% das
chamadas serem VoIP e as chamadas vídeo serem comuns. Em
consonância com esta previsão, veja este
estudo sobre a adopção do VoIP.
SIP Magazine -
focada no protocolo SIP VON
- também em formato digital on-line
NovoCatálogo
Planetde 2006 para download (versão actual com boas
novidades !). Para
capítulos individuais podemos enviar por e-mail,
basta nos indicar o capítulo em que está interessado. A última informação
está disponível no site da Planet. 13.Parceiros, Representantes e Lojas VoIP.
Para os respectivos mercados a LusoSis é representada pelas seguintes
empresas:
Centro - IP
Phones Ld.ª Cabo
Verde - Microluz - Informática e Serviços, Ld.ª
A edgeBOX foi premiada pela prestigiada revista Internet
Telephony, com o prémio de produto
do ano 2006. A LusoSis é VAR oficial da edgeBOX que é
fabricada pela Critical,
empresa nacional com sede em Coimbra.
14. Cursos, Workshops e Tutoriais VoIP SIP.
Em Parceria com a Business
Academy, realizamos com regularidade um Curso Técnico Prático de
VoIP SIP, também disponível em formato Tutorial e Workshops
introdutórios. Esta formação pode ser adaptada aos
equipamentos VoIP SIP e necessidades específicas de cada Empresa.
Algumas ferramentas de teste usadas no curso: Ethereal,
Packetyzer
e SIPFlow.
Para compreender as mensagens e os códigos de resposta
veja a gramática
SIP ou a RCF3261.
Veja os diferentes cenários
de interligação. Sobre a Asterisk faça download dos manuais e máquina
virtual como indicado aqui.
Para uma introdução às redes TCP/IP veja o filme a partir da nossa
página de ADSL em #11. Tem mais testes, VoIP
em #10 e ADSL na página respectiva em #06.
Pode também experimentar alguns routers a partir da nossa
página de ADSL em #02. Sobre a parte de segurança
em SIP veja este artigo
e o SiVus
(use-o para testar o seu Operador VoIP SIP e a sua infra-estrutura VoIP,
depois envie-nos o seu resultado).
Só frequentando a formação da LusoSis poderei ter um Web
Dial no meu site ou loja online, para os meus Clientes
telefonarem gratuitamente para a minha Empresa (e também sem custos
para a minha Empresa) ? Não, se o seu Operador VoIP ou o seu Service
Provider que alojam o seu site ou loja online não tiverem este serviço
disponível, pode usar o da FreeWorldDialUp
que é gratuito e simples
de implementar (veja nesta página em "Presence Status and
Icons").
Para empresas de Redes, Telecomunicações e Operadores, este curso pode
ser adaptado à medida, para ter uma componente prática com
equipamentos VoIP SIP específicos e maior número de instalações
práticas com diferentes soluções técnicas para LAN e WAN, e
interface com centrais telefónicas TDM por FXS/FXO, BRI/PRI Interfaces GSM e
Gateways SIP, sempre numa perspectiva técnica aplicada intensa.
Os
workshops também podem ser adaptados à medida, para terem um caracter
mais comercial ou técnico, sempre numa perspectiva introdutória. Assim
quer o curso quer os workshops podem ser usados por Operadores,
Fabricantes, Distribuidores ou Revendedores sendo a componente comercial
ou técnica (teórica e prática) modelada de acordo com a oferta de
soluções (equipamentos e serviços) comercializadas pelas empresas em
causa.
O nosso Parceiro Business Academy faz mais uma realização de Formação
de Formadores, económica por incluir e-learning, a começar na
semana de 16/09, veja o programa
ou faça a sua inscrição.
15. Eventos e Apoios da União Europeia.
Aproveite
os recursos financeiros colocados à disposição das Empresas
Portuguesas pelo Programa
Mais, e realize o seu projecto VoIP SIP com custos mínimos.
O nosso Parceiro AERLIS, no âmbito do InovJovem está a
seleccionar empresas interessadas em acolher jovens quadros para
estagiar após uma formação intensiva de 2 meses nas temáticas de
Marketing e Gestão Comercial.
O InovJovem é co-financiado pelo Fundo Social Europeu cabendo à
empresa beneficiária uma contribuição na Bolsa de Estágio em 25%
durante os 10 meses em que o estágio decorre na empresa. O valor da
Bolsa de Formação para o estagiário é de 2 X Remuneração Mínima
Mensal. Mais informações aqui.
A Nova
Zelândia também tem um projecto de "Choque Tecnológico",
só que mais pragmático que o Português, pois pretendem em 2012 ter
10% do PIB com origem em empresas que se envolvam nesse
projecto. Se alguma entidade governamental dos PALOP
e/ou CPLP
pretender colocar de pé um projecto idêntico, teremos todo o gosto em
participar.
Passou em 10 de Outubro no programa 2010,
do canal 2 - 19H, a cobertura televisiva do evento Benefícios
da implementação do VoIP, que se realizou na AERLIS no dia 13
de Setembro. Pode também pedir
cópia das apresentações, indicando o seu nome, empresa e o
porquê do seu interesse nas apresentações (muito concorridas por
todos os participantes!), mas desde já tem aqui o discurso do Presidente,
a apresentação da LusoSis
(entidades organizadoras) e também a da voiCis.
Quer continuar o debate ? Use o fórum
VoIP do evento.
O artigo VoIP
– Introdução e cenários de custos, foi publicado
na Newsletter
da AERLIS
de Outubro de 2006.
Realizou-se no dia 15 de Fevereiro de 2007 mais um Evento
VoIP, com fabricantes, operadores e empresas do ramo, com
o apoio da LusoSis. Mais informações no site da AERLIS,
ou consulte o programa.
Para outros eventos LusoSis veja nesta página em #14.
Se pretende a colaboração técnica da LusoSis para a realização de
eventos idênticos ou publicações (como este
exemplo), entre em contacto,
responderemos ao seu convite da melhor forma possível.
Entre
em contacto com a LusoSis, nós teremos todo o gosto em nos deslocarmos
à sua Empresa para analisarmos as suas necessidades, e propormos uma
solução adequada. Se quer partilhar esta informação, por favor coloque um
Link para a LusoSis no seu site.
---//---
[Esta página foi
referenciada pela Revista BIT n.º 84, no seu artigo
sobre VoIP de Setembro de 2005 (não nos disseram nada (!), mas não queremos deixar de
lhes transmitir o nosso Muito Obrigado).]