VoIP SIP

01. O que é ?
02. Que nível de redução de custos posso obter ?
03. Qual é o investimento mínimo ?
04. São estes os passos a dar:
05. E o que faço aos telefones analógicos antigos que tenho ?
06. Que telefones IP SIP devo usar ?
07. Já tenho o softphone a funcionar, é só isto ?
08. Posso também fazer chamadas para a rede fixa sem custos ?
09. Qual é a diferença entre o SIP, o Skype e o H.323 ?
10. Tenho que mudar a ligação ADSL da minha Empresa ?
11. Podemos ir mais longe ?
12. Posso obter mais informações ?
13. Parceiros, Representantes e Lojas VoIP.
14. Cursos, Workshops e Tutoriais VoIP SIP.
15. Eventos e Apoios da União Europeia.

Clique para ampliar, detalhes do Router VoIP na página de ADSL.


01. O que é ?
Uma forma de telefonar que, aproveitando um acesso de banda larga ADSL, Cabo ou Satélite, permite fazer chamadas dentro da Internet a custo zero, e terminando a chamada na rede pública telefónica (nacional ou internacional) com um custo (tarifário NetCall, tarifário Redvo, tarifário SipTel acessível depois de registo) muito mais baixo do que o normalmente praticado por qualquer Operador de Rede Fixa. Veja também esta esclarecedora apresentação da SipTel.

02. Que nível de redução de custos posso obter ?
É variável, para casos de 1 ou 2 telefones, a economia calcula-se directamente a partir do tarifário
(tarifário NetCall, tarifário Redvo). De momento as chamadas para a Europa (a terminarem na rede fixa), incluindo Portugal e mais alguns destinos, num total de mais de 40 destinos, têm um custo de 1,7 cêntimos/minuto, compare com o seu tarifário actual e tem aí o valor da sua economia. Tenha sempre em atenção que se os destinos das suas chamadas forem SIP o custo é zero (o que não lhe é oferecido por nenhum outro Operador de rede fixa!), obtém assim a máxima redução de custos.

Para empresas com mais que um edifício, que normalmente já têm banda larga, os custos das chamadas entre os edifícios passam a zero e com a economia adicional que se obtém ao trocar circuitos dedicados (HDLC, SDLC,  Frame-Relay, X.25, etc..) por acessos ADSL (normalmente com velocidades muito maiores e com custos muito mais baixos) para uma solução integrada de voz-e-dados, nos nossos Clientes têm-se obtido aumentos de velocidade nos dados superiores a 3.000% (três mil) e reduções superiores a 80% (oitenta) no total dos custos (chamadas + custos dos circuitos). O investimento tem sido recuperado normalmente entre 3 a 6 meses somente com a redução de custos, passado este tempo além de o investimento ter sido recuperado na totalidade, os custos de operação também baixaram, a redução de custos em telecomunicações é efectiva e substancial e o serviço telefónico e de dados melhorou !

Veja um exemplo concreto para 6 extensões e 4 chamadas em simultâneo, caso típico em pequenos escritórios, também com a possibilidade de crescimento até 12 extensões e 5 chamadas em simultâneo, ou por mais 200€ crescer até 18 extensões e 6 chamadas em simultâneo, no artigo VoIP – Introdução e cenários de custos que foi publicado na Newsletter da AERLIS de Outubro.

Veja também este caso de um escritório  com 12 pessoas, com economias anuais de $15.000. Tem mais testemunhos no site da IBM.

Na nossa página de GSM em #09, tem como reduzir também os seus custos nas chamadas para telemóveis, por exemplo com um tarifário de 0,08€/minuto para qualquer rede, ou optar por VoIP que não necessita de Interfaces GSM.

Mais
sobre os benefícios e o porquê do VoIP SIP. Veja em #08 informação sobre chamadas para a rede fixa sem custos, e tem uma comparação entre as centrais telefónicas clássicas e IP na página de Rede Fixa em #07. Para ver que motivos levam as empresas a adoptar o VoIP veja este estudo

Envie-nos
os seus custos actuais (cópia digitalizada de todas as facturas de telecomunicações - sem facturação detalhada por agora) e informação sobre as suas centrais telefónicas e telefones actuais, para nós fazermos um diagnóstico, simulação, determinarmos em quantos meses paga o investimento em VoIP e qual a redução de custos que vai obter.

Não pode pensar o VoIP só como uma redução de custos, assim é muito limitador, pois permite melhorar muito o nível de serviço da sua Empresa aos seus Clientes, e isto é só uma pequena parte do serviço TEM que realizamos para os nossos Clientes.

03. Qual é o investimento mínimo ?
Se já tem Internet de banda larga e um PC, a forma mais simples e económica é usar o Web Dial da SIPTel ou instalar um telefone de software, abrir uma conta gratuita num Operador VoIP e fazer um telefonema VoIP SIP para a LusoSis ou um dos nossos Parceiros. Para ambos os casos veja detalhes a seguir em #4. Se necessitar de ajuda entre em contacto (telemóvel, MSN Messenger ou depois VoIP) com o seu Gestor de Cliente LusoSis ou contacte-nos por e-mail ou telefone.

Veja também
o exemplo concreto para entre 4 e 6 chamadas simultâneas VoIP em #2, as lojas VoIP online em #13 e para aquisição de conhecimentos VoIP a formação em #14.

04. São estes os passos a dar:
Y - Sem software, e de forma simples, experimente o Web Dial da SIPTel (deixe instalar a applet Java, usa o protocolo IAX), só necessita de uns auscultadores/colunas e micro, ou para melhor qualidade sonora um telefone USB como o UP-100. Depois registe-se (em "Referenciado (user id):" coloque 39, mas pode usar/testar sem estar registado/a), obtém uma conta SIPTel e entre SIPTels o custo é zero, assim como (temporariamente) para a rede fixa. Para conferência áudio marque 7777 ou 7778 ou 7779 para entrar numa das 3 salas públicas à sua disposição, grave o seu nome e entre na sala de conferência, se for o/a único/a na sala ouve uma música suave (apoio por áudio em inglês). Depois do seu registo, peça para o Suporte a activação do seu voice-mail, que depois recebe por e-mail.

A - Com software, faça download do telefone de software (softphone SJPhone)Veja este vídeo introdutório, depois veja o vídeo "Different types of Internet phones" nesta página em #14, o exemplo Vonage é idêntico ao serviço dos Operadores portugueses NetCall, Redvo ou SIPTel.
       escolha a versão Windows, ou outra conforme o seu Sistema Operativo;

B - Crie uma conta de teste gratuita, no campo "Parceiro/Agente" coloque "LusoSis";

C - Configure o softphone conforme indicado neste pdf da NetCall;

D - Instale o SJPhone e tente telefonar para os seguintes números da LusoSis:
        
sip:555258573@ps.netcall.pt:5060
         sip:
555300101@ps.netcall.pt:5060;
       ou para o número de teste sip:55555555
@ps.netcall.pt:5060 (atendimento por IVR)

W - Para testar o VoIP SIP da Redvo, envie os dados da sua Empresa para a LusoSis e veja os detalhes da configuração aqui.

Se tiver algum problema, entre em contacto connosco por e-mail ou telefone (depois por VoIP SIP), teremos todo o gosto em ajudar.

05. E o que faço aos telefones analógicos antigos que tenho ?
É também possível fazer chamadas VoIP a partir de um telefone analógico, para tal liga-se o mesmo directamente a uma das duas portas FXS do router ADSL ou através de um adaptador ATA (também para 2 telefones) ligado à rede estruturada de voz e dados. Pode também ter uma solução simples integrada e muito económica com a FRITZ!Box e, usar até 3 dispositivos analógicos, por exemplo dois telefones e um fax, e ainda ligar um acesso RDIS da sua central telefónica TDM tradicional para fazer chamadas VoIP a partir das suas extensões. Caso o VoIP tenha alguma interrupção de serviço, as chamadas saem automaticamente por uma linha analógica ou RDIS da sua FRITZ!Box (3D), 2700VGi ou 2800VGi estes para RDIS, aplicando-se neste caso o tarifário do seu Operador de Rede Fixa. Mais informações.

Pode também interligar a sua central telefónica clássica com linhas analógicas, ao router de banda larga (ou router ADSL) nas portas FXS, mas como se tratar de ligar uma linha analógica da central e não um telefone analógico, recorre-se a um conversor FXS/FXO (outro). 

06. Que telefones IP SIP devo usar ?
Pode optar por aqueles que melhor se adaptarem ao uso que lhes pretende dar, sugerimos os Planet pela sua qualidade, robustez e preço acessível, se quiser até os podemos instalar para teste,  assim como outros equipamentos VoIP, mediante caução. Modelos disponíveis: AT-320 (com firmware open source), VIP-153, VIP-320, VIP-152T, VIP-150T e VIP-190 (Wi-Fi). Para ligação ao PC via USB tem o UP-100 e UP-120 que são usados com o softphone da sua escolha ou com o Web Dial.

Já estão disponíveis em Portugal telemóveis com VoIP SIP, veja na nossa página de GSM/UMTS em #4. Isto permite a utilização de um só telefone no trabalho (VoIP), em casa (VoIP) e em mobilidade VoIP se tiver rede sem fios (um hotspot por exemplo) ou o normal GSM. 

07. Já tenho o softphone a funcionar, é só isto ?
Se essa solução é suficiente para as necessidades do seu negócio, sim não precisa de mais nada, caso tenha outros requisitos, os equipamentos IP PBX Cisco, Epygi, Mitel, Philips e Planet, permitem funcionalidades avançadas de telefonia IP e integram-se com os seus sistemas telefónicos actuais. Temos também outras Centrais Telefónicas IP Epygi, Linksys, MKC, Philips, Planet e voiCisBox SOHO para um número pequeno de utilizadores (entre 1 e 50), mas mantendo as funcionalidades avançadas de  atendimento automático (IVR), voice-mail integrado com FAX com envio por e-mail, extensões telefónicas IP em edifícios remotos sem central telefónica, interligação por ADSL de centrais IP em diferentes edifícios, comunicação por alta-voz com todos os telefones IP (paging), Call Center (ACD, atendimento em grupo), tele-conferência, etc... 

No caso da IPX 2000 (imagem, manual), começa por suportar até 50 chamadas SIP em simultâneo e podem-se colocar 4 em cluster, por forma a suportarem até 800 Utilizadores registados e 200 chamadas em simultâneo, com custos modestos (cenário de interligação de 2 edifícios). Em breve serão comercializadas as novas IP PBX da série IPX-1800, direccionadas ao mercado das Micro-Empresas e PMEs para até 10 chamadas em simultâneo. Para necessidades entre 4 e 16 telefones IP SIP, a SPA9000 também constitui uma solução económica, em breve o HorstBox Professional e de base Asterisk a voiCisBox SOHO.voiCisBox SOHO, a sua IP PBX económica - clique e entre na Loja VoIP

Para a interligação com centrais telefónicas tradicionais (legacy) TDM, linhas de rede analógicas ou RDIS, recorremos a diferentes Gateways conforme a solução pretendida, como os VoXip, VIP-050, VIP-450, VIP-2400 ou Vigor 3300. Para reduzir os custos das chamadas para a rede móvel (as mais caras), veja na nossa página de GSM em #9 como o pode fazer usando Interfaces GSM.

Para uma solução também SIP com vídeo, veja como exemplo o innen.

08. Posso também fazer chamadas para a rede fixa sem custos ?

Sim ! Há Operadores VoIP SIP na Internet que disponibilizam serviços gratuitos nas suas fases de teste, e que permitem ligar para a rede fixa de alguns países sem custos (entre 4 e 40) desde que tenha banda larga. Só tem que suportar o custo do seu acesso de banda larga, que possivelmente só usa para aceder à Internet mas que também pode usar para chamadas telefónicas. Indicamos alguns Operadores SIP que pode testar e usar, estes Operadores têm um tarifário para os destinos não gratuitos e na fase de testes permitem chamadas gratuitas durante 1 minuto, ou de tempo ilimitado se fizer um pagamento único entre 1€ e 10€. Estas condições podem ser alteradas a qualquer momento, informe-se no site do respectivo Operador. Alguns Operadores: FreeCall, NetAppel, InternetCalls, SIPDiscount, VoipBuster, VoipDiscount (Brasil) e VoipStunt. Tem exemplos de configuração dos routers DrayTek para alguns Operadores VoIP na nossa página de ADSL em #08 e alguns esclarecimentos adicionais sobre VoIP aqui.

Temporariamente também pode usar e testar sem custos nas chamadas para a rede fixa, e a partir do seu browser (sem instalação de software, mas instalando uma applet Java) este novo Operador português de VoIP a SIPTel. Veja detalhes em #04. Para ter melhor qualidade sonora, sugerimos o telefone USB económico UP-100 ou veja outros telefones IP SIP em #06, sem esquecer um router com QoS para dar prioridade à voz sobre os dados.

Normalmente os Telefone IP SIP e as Centrais Telefónicas IP SIP, podem ser configurados de forma a utilizarem vários Operadores SIP, o que facilita os seus testes e a escolha do Operador.

Sobre o VoIP que começa a/vai ser oferecido pelos Operadores tradicionais veja aqui. Para uma comparação entre centrais telefónicas clássicas e centrais IP veja na nossa página de Rede Fixa em #07.

VoipCheap com chamadas para telemóveis de todas as redes portuguesas com um custo inferior a 7 cêntimos/min (já com IVA) !

Nota: Qualquer serviço normalmente tem uma qualidade directamente proporcional ao seu custo. Se os seus Clientes só lhe merecem que use VoIP de custo zero para comunicar com eles, então não deve esperar grande receptividade dos mesmos aos seus telefonemas. Custo zero, qualidade...

09. Qual é a diferença entre o SIP, o Skype e o H.323 ?

A diferença está no protocolo usado, o SIP é standard o Skype (site) não, e o Skype também é fechado no sentido de não permitir a interoperabilidade com outros serviços VoIP, enquanto o SIP é aberto (desde que o seu Operador o permita, se não o permitir considere mudar) e possibilita fazer chamadas a custo zero para números SIP de outros Operadores e pode também fazer chamadas para a rede pública (com custos - salvo o indicado anteriormente em #08), e também tem aceso a números virtuais o que lhe permite receber chamadas feitas através da rede fixa, sem custos acrescido para quem lhe telefonar (da rede pública), ainda com a vantagem de receber as chamadas onde estiver ligado à Internet, assim pode estar num País (ou local) qualquer e receber uma chamada que foi feita por exemplo para um número da rede fixa portuguesa 21..., 22..., etc..., o que permite ter um escritório virtual e baixar também os custos dos seus Clientes que ainda não têm VoIP SIP (para informação detalhada sobre sobre o protocolo do Skype veja este pdf).

Sobre o protocolo H.323 veja esta comparação com o SIP.

Para verificar a importância do SIP nos Operadores tradicionais, veja o que a Vodafone está fazer, a partir da nossa página de GSM/UMTS em #11.

10. Tenho que mudar a ligação ADSL da minha Empresa ?
Normalmente os acessos ADSL com velocidades de 512 Kbps têm uma taxa de contenção de 1/50, o que quer dizer que a sua velocidade vai baixar 50 vezes quando a rede do seu Operador de Telecomunicações estiver congestionada, pelo que recomendamos uma velocidade mínima de 768 Kbps que tem uma taxa de contenção de 1/20 ou 2 Mbps (características do ADSL Vodafone), logo permitindo uma largura de banda mínima para voz e aceitável para os dados (a LusoSis nunca recomenda 512 Kbps para empresas!). 

É vital que o seu router ADSL tenha QoS, por forma a dar prioridade à voz sobre os dados, para ter uma comunicação de voz com qualidade e sem interrupções. Os routers dos nossos Clientes não necessitam de ser trocados, pois basta serem actualizados ao nível do software (firmware). Pode também optar pelo ADSL com QoS (!) da Redvo, mais informações na nossa página de ADSL em #1.

Caso pretenda ter um número VoIP para receber chamadas, número nómada VoIP começado por 30, 70x ou 80x, qualquer dos nossos Parceiros Operadores VoIP lhe pode fornecer este número nómada VoIP, no entanto é um número que para quem telefona para ele (destino 30) tem uma chamada com custo superior aos destinos que são números geográficos 21, 22, etc...

Se quer só ter um número geográfico VoIP 21, 22, etc... para fazer e receber chamadas, tem de optar por um Operador VoIP licenciado para o efeito pela Anacom, as nossas soluções são implementadas com números geográficos VoIP da Redvo. Estes números geográficos só estão disponíveis através do ADSL da Redvo (e em breve WiMax), trata-se de uma restrição legal imposta pela Anacom e Protecção Civil, pelo que só necessita de uma linha analógica, portar um número geográfico para a Redvo e escolher quantas chamadas em simultâneo quer (sem pagar mais por isso), o que vai definir o upload do seu ADSL Redvo que pode ir até 2 Mbps (43 chamadas em simultâneo e ainda alguma largura de banda para dados).

Isto leva a uma economia substancial de custos só em aluguer de linhas analógicas e/ou RDIS, mais significativa ainda no caso de primários RDIS (30 canais de voz TDM). Veja o exemplo concreto referido em #2 para entre 4 e 6 chamadas em simultâneo.


Se necessitar de maior velocidade ou mais do que um acesso ADSL, veja a solução com um Concentrador na nossa página de ADSL. Em opção pode usar VoIP com a Placa 3G (agora com HSDPA, atenção aos limites nos contratos) ou com acesso à Internet por Satélite.

Teste aqui a sua qualidade VoIP. Do lado direito escolha "Conserve Bandwidth" e depois acima o destino, deixe instalar a "applet", para ver os detalhes, depois do teste clique em "See Detailed Results". Mais testes ADSL e VoIP em #14.

11. Podemos ir mais longe ?
Certamente, e pode contar com a LusoSis. Caso queira integrar a sua solução de VoIP com o Microsoft Live Communications Server, passa a ter um só endereço, do seu domínio na Internet, por cada Utilizador, para e-mail, VoIP, conferência, vídeo, etc..., de forma simples e integrada o que permite melhorar substancialmente a comunicação com os seus Clientes, Colaboradores e Fornecedores. Usando a mesma tecnologia e rede para dados e voz, também vai reduzir os custos das mensalidades dos serviços de telecomunicações, manutenção e formação. Em opção, com uma solução desenvolvida internamente, a LusoSis disponibiliza uma virtualização do domínio e numeração, o que torna independente o Cliente do(s) Operador(es) VoIP. Para Empresas que queiram dispor de um ERP e CRM integrado com a sua solução de VoIP, a LusoSis implementa em Parceria com a Arquiconsult o Microsoft Dynamics NAV (Navision) e Microsoft Dynamics CRM.


12. Posso obter mais
informações ?
Sim, entre em contacto com o seu Gestor de Cliente LusoSis ou veja ainda a formação em #14. Para ter mais informação via Internet, a nossa entidade reguladora ANACOM agora também já disponibiliza informação sobre VoIP e indicamos mais algumas explicações de forma simples e clara (em inglês):
FAQP  FAQD  Notícias SIP  SIP  Emergente  Telefonia IP  VoIP  ADSL  Cabo  VPN  Redes-sem-fios (Wi-Fi)  Filme TCP/IP  Telefones  Glossário  Perguntas1  Perguntas2  CALEA compliance

Sites de referência SIP: Acerta Voice, iptel, SIPcenter (encontrou lá a LusoSis ?) 


Também pode registar-se e fazer download das apresentações da Cisco Expo 2005. É significativo o slide n.º 43 da apresentação de Nick Earle (Vice President - European Markets), intitulado "Looking Ahead to 2010" em que refere que é previsto nessa altura 80% das chamadas serem VoIP e as chamadas vídeo serem comuns. Em consonância com esta previsão, veja este estudo sobre a adopção do VoIP.

Assine gratuitamente estas revistas dedicadas em exclusivo às comunicações VoIP.
  Internet Telephony Magazine

  SIP Magazine - focada no protocolo SIP
  VON - também em formato digital on-line

Novo Catálogo Planet de 2006 para download (versão actual com boas novidades !). Para capítulos individuais podemos enviar por e-mail, basta nos indicar o capítulo em que está interessado. A última informação está disponível no site da Planet

13.Parceiros, Representantes e Lojas VoIP.Veja este estudo em detalhe e também as previsões da Cisco em #12.
Para os respectivos mercados a LusoSis é representada pelas seguintes empresas:
                 Centro - IP Phones Ld.ª
         Cabo Verde - Microluz - Informática e Serviços, Ld.ª

                                 São Vicente/Mindelo

                                 VoIP sip:555300104@ps.netcall.pt:5060

  Massamá/Belas - MixTelcom
           Terrugem - DeltaTec
        Montejunto - Montejunto.com
                 Leiria - SaulFino.com
               Aveiro - Mundo IP

Lojas VoIP: Loja 1, InLojas
                  Loja 2, PrecoDaBanana
                  Loja 3, VoipTelClique para entrar, configurar e testar a edgeBOX ! (solicite user e password à LusoSis)
                  Loja_4, Cabo Verde

                  Loja_5, CJP João, Ld.ª
                  Loja_6, Vemadata, Ld.ª

Parceiros Tecnológicos: voiCis
  (WebDemo, registo e depois teste, ajuda voiCisLabs)
                                  edgeBOX (WebDemo, deixe instalar o certificado ! problemas ? contacte a LusoSis)

A edgeBOX foi premiada pela prestigiada revista Internet Telephony, com o prémio de produto do ano 2006. A LusoSis é VAR oficial da edgeBOX que é fabricada pela Critical, empresa nacional com sede em Coimbra.

14. Cursos, Workshops e Tutoriais VoIP SIP.
Em Parceria com a Business Academy, realizamos com regularidade um Curso Técnico Prático de VoIP SIP, também disponível em formato Tutorial e Workshops introdutórios. Esta formação pode ser adaptada aos equipamentos VoIP SIP e necessidades específicas de cada Empresa.

Algumas ferramentas de teste usadas no curso: Ethereal, Packetyzer e SIPFlow. Para compreender as mensagens e os códigos de resposta veja a gramática SIP ou a RCF3261. Veja os diferentes cenários de interligação. Sobre a Asterisk faça download dos manuais e máquina virtual como indicado aqui.
Para uma introdução às redes TCP/IP veja o filme a partir da nossa página de ADSL em #11. Tem mais testes, VoIP em #10 e ADSL na página respectiva em #06. Pode também experimentar alguns routers a partir da nossa página de ADSL em #02. Sobre a parte de segurança em SIP veja este artigo e o SiVus (use-o para testar o seu Operador VoIP SIP e a sua infra-estrutura VoIP, depois envie-nos o seu resultado).

Só frequentando a formação da LusoSis poderei ter um Web Dial no meu site ou loja online, para os meus Clientes telefonarem gratuitamente para a minha Empresa (e também sem custos para a minha Empresa) ? Não, se o seu Operador VoIP ou o seu Service Provider que alojam o seu site ou loja online não tiverem este serviço disponível, pode usar o da FreeWorldDialUp que é gratuito e simples de implementar (veja nesta página em "Presence Status and Icons").

Para empresas de Redes, Telecomunicações e Operadores, este curso pode ser adaptado à medida, para ter uma componente prática com equipamentos VoIP SIP específicos e maior número de instalações práticas com diferentes soluções técnicas para LAN e WAN, e interface com centrais telefónicas TDM por FXS/FXO, BRI/PRI Interfaces GSM e Gateways SIP, sempre numa perspectiva técnica aplicada intensa.

Os workshops também podem ser adaptados à medida, para terem um caracter mais comercial ou técnico, sempre numa perspectiva introdutória. Assim quer o curso quer os workshops podem ser usados por Operadores, Fabricantes, Distribuidores ou Revendedores sendo a componente comercial ou técnica (teórica e prática) modelada de acordo com a oferta de soluções (equipamentos e serviços) comercializadas pelas empresas em causa.


Vídeos: Soluções Empresariais (como as que a LusoSis implementa para os seus Clientes !)
            What is VoIP?    Different types of Internet phones    The pros and cons of Internet phones
            Filme TCP/IP    FRITZ!Box

Webcasts: Introdução ao VoIP   IP Multimedia Subsystem   TriplePlay

O nosso Parceiro Business Academy faz mais uma realização de Formação de Formadores, económica por incluir e-learning, a começar na semana de 16/09, veja o programa ou faça a sua inscrição.

15. Eventos e Apoios da União Europeia.

Aproveite os recursos financeiros colocados à disposição das Empresas Portuguesas pelo Programa Mais, e realize o seu projecto VoIP SIP com custos mínimos.

Conferência (Fevereiro-2006) -

Inovação e Competitividade nas Empresas: Oportunidades e Soluções


O nosso Parceiro AERLIS, no âmbito do InovJovem está a seleccionar empresas interessadas em acolher jovens quadros para estagiar após uma formação intensiva de 2 meses nas temáticas de Marketing e Gestão Comercial.

O InovJovem é co-financiado pelo Fundo Social Europeu cabendo à empresa beneficiária uma contribuição na Bolsa de Estágio em 25% durante os 10 meses em que o estágio decorre na empresa. O valor da Bolsa de Formação para o estagiário é de 2 X Remuneração Mínima Mensal. Mais informações aqui.


A Nova Zelândia também tem um projecto de "Choque Tecnológico", só que mais pragmático que o Português, pois pretendem em 2012 ter 10% do PIB com origem em empresas que se envolvam nesse projecto. Se alguma entidade governamental dos PALOP e/ou CPLP pretender colocar de pé um projecto idêntico, teremos todo o gosto em participar.

Passou em 10 de Outubro no programa 2010, do canal 2 - 19H, a cobertura televisiva do evento Benefícios da implementação do VoIP, que se realizou na AERLIS no dia 13 de Setembro. Pode também pedir cópia das apresentações, indicando o seu nome, empresa e o porquê do seu interesse nas apresentações (muito concorridas por todos os participantes!), mas desde já tem aqui o discurso do Presidente, a apresentação da LusoSis (entidades organizadoras) e também a da voiCis.

Quer continuar o debate ? Use o fórum VoIP do evento.

O artigo VoIP – Introdução e cenários de custos, foi publicado na 
Newsletter da AERLIS de Outubro de 2006. 

Realizou-se no dia 15 de Fevereiro de 2007 mais um Evento VoIP, com fabricantes, operadores e empresas do ramo, com o apoio da LusoSis. Mais informações no site da AERLIS, ou consulte o programa

Para outros eventos LusoSis veja nesta página em #14. Se pretende a colaboração técnica da LusoSis para a realização de eventos idênticos ou publicações (como este exemplo), entre em contacto, responderemos ao seu convite da melhor forma possível.


Clique aqui, deixe instalar o ActiveX e telefone-nos gratuitamente por VoIP SIP !Entre em contacto com a LusoSis, nós teremos todo o gosto em nos deslocarmos à sua Empresa para analisarmos as suas necessidades, e propormos uma solução adequada. Se quer partilhar esta informação, por favor coloque um Link para a LusoSis no seu site.

 

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[Esta página foi referenciada pela Revista BIT n.º 84, no seu artigo sobre VoIP de Setembro de 2005 (não nos disseram nada (!), mas não queremos deixar de lhes transmitir o nosso Muito Obrigado).]

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© LusoSis, 2006